quinta-feira, 5 de junho de 2008

Caramel


Caramel (Sukkar Banat) foi a proposta do Cineclube de Faro para ontem à noite.

O filme marca a estreia cinematográfica de Nadine Labaki, que também assina o argumento e protagoniza o filme.

Em Beirute, Líbano, cinco mulheres reúnem-se frequentemente num salão de beleza, um espaço de cruzamento de várias gerações de mulheres. Layale (Labaki) é a amante de um homem casado e ainda tem esperança de que ele deixe a mulher. Nisrine é uma muçulmana e irá casar-se brevemente. Mas ela já não é virgem e está preocupada com a reacção que o seu noivo vai ter. Rima é atormentada pela sua atracção por mulheres, e em especial por uma cliente do salão que vem tratar do cabelo. Jamale é aspirante a actriz e está obssecada com as consequências físicas do passar dos anos. Rose passou a vida a cuidar da irmã mais velha, com problemas mentais, e agora encontrou seu primeiro amor.
É um filme bonito, comovente, muito divertido, e refrescante, na medida em que apresenta uma visão feminina de uma sociedade onde ser mulher ainda é particularmente difícil. Essas dificuldades vão sendo ultrapassadas por estas mulheres através da sua camaradagem e solidariedade.

Para o colorido do filme em muito contribuem a sua fotografia quente, a beleza de todos os actores, jovens ou idosos, e aquele árabe, falado no dialecto libanês, que se caracteriza pela inclusão de uma miríade de palavras oriundas do francês, inglês, turco e italiano.
Altamente recomendável, se possível no grande ecrã, à falta dele, um DVD a aguardar com impaciência.

4 comentários:

AD disse...

Que bom, que bom. Está cá em cartaz e já o tinha pensado ir ver. Agora vou de certeza. *

CF disse...

Segundo informação da A.C., já está editado em DVD, pela Atalanta!

Anónimo disse...

e a música...ai a música...é delicadamente encantadora...
T.

CF disse...

Sim, muito mesmo! Tem também que ser acrescentada à cor doce do filme!
E um pormenor romântico: após a rodagem do filme a realizadora/escritora/protagonista casou com o compositor da música! :-)