domingo, 4 de maio de 2008

Bifes e filhos

Estava hoje ao almoço a petiscar uns mariscos na esplanada em frente a minha casa com a minha amiga Ica, quando ela repara na seguinte cena: um casal e duas filhas, uma de uns 10 outra de uns 15 anos, almoçavam numa mesa próximo da nossa. Quando vem a comida, bifes, cada um dos pais, com a displicência de quem o faz sempre, começa a cortar os bifes nos pratos de cada uma das filhas. Ficámos a pensar: até que idade é razoável que os pais façam uma coisa dessas? A partir de quando um acto que é necessário quando se trata de uma criança pequena se torna ridículo e mesmo prejudicial ao saudável desenvolvimento das crianças?
Claro que ainda hoje me delicio quando vou comer a casa dos meus pais e um deles me descasca uma laranja aos gomos ou uma maçã em quartos, mas isso são miminhos que sabem bem em qualquer idade.
Gostaria de algum feedback por parte dos que já são pais: quando tencionam deixar os vossos filhotes cortar os seus próprios bifes?

2 comentários:

Unknown disse...

Parece-me que o "sistema" Austríaco é bem pior!:)

PS: ..."quando um deles, corta gomos de laranja..." ??? Não sabia que a nossa estimada mãe agora tinha dupla personalidade, ou então, ando a perder muito por estar "imigrado" :-)

CF disse...

eh, pá, está bem, realmente por parte do nosso estimadíssimo pai é muito mais raro, mas também nos dá laranjas e maçãs já cortadinhas (especialmente se não forem muito doces e as esteja a querer "despachar"! ehehehehe)