terça-feira, 22 de julho de 2008

Brú na Bóinne

Termino a série de "posts" de apontamentos de viagem sobre a Irlanda com este, que documenta a minha passagem por Brú na Bóinne, em irlandês, Palácio do Boyne, o rio que passa por aquele local.
Trata-se de um dos maiores e mais importantes locais megalíticos da Europa. É um complexo de túmulos megalíticos, menires e "henges", que datam de 3500-3200 AC.
A construção demonstra um sofisticado conhecimento científico e de astronomia.
Os mais conhecidos são os túmulos de New Grange, Knowth e Dowth, famosos pelas suas significativas colecções de arte megalítica.
Nós visitámos New Grange e Knowth, acessíveis através de um centro de visitantes que organiza os transportes e as visitas guiadas com uma eficiência que faria corar qualquer alemão de vergonha.


Na foto temos Knowth, constituído por um túmulo muito grande e outros dezassete mais pequenos, satélites deste. Todos têm dentro uma câmara, onde eram depositadas as cinzas dos mortos.


Este "Woodhenge" é contemporâneo do famoso "Stonehenge".





Esta é uma das mais de duzentas pedras decoradas que ladeam o túmulo maior. Não se sabe o significado das decorações: podiam ser meros adornos ou ter algum significado mais profundo. Curiosamente, estes e os outros motivos encontrados nas pedras de New Grange, são vendidos pelos joalheiros como sendo motivos celtas (eu própia os comprei como tal) e são, obviamente, bastante anteriores!



O famoso New Grange



Na alvorada do dia mais curto do ano, o solstício de Inverno, um raio de sol ilumina, por um curto período de tempo, o chão da câmara que está no fim do longo corredor. Supõe-se que só nessa altura era utilizado para cerimónias fúnebres.
A câmara é um local impressionante, o ar perfeitamente seco, apesar de não utilizarem qualquer espécie de cimento entre as pedras, e estará exactamente igual ao que seria há cerca de cinco mil anos! Não tenho fotos, pois são proibidas, mas recomendo desde já a visita!

Sem comentários: