quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

delícias

.


Todos os anos, para celebrar a colheita do chá, os habitantes das montanhas no Taiwan oferecem Dim Sum Cha - literalmente "chá que vem do coração" - às pessoas que amam.
Este chá é preparado com as primeiras folhas do chá Bao Zhong, um chá ligeiramente fermentado qye é particularmente famoso na ilha, e com botões de rosa apanhadas nesse dia em redor das casas.
As folhas de chá e os botões de rosa são então colocados em pequenos cestos de bambu, idênticos aos que são usados na cozinha chinesa. Após alguns dias, as folhas frescas de chá adquirem o aroma subtil dos botões de rosa.




Todas as Primaveras, no Japão, o florescimento das cerejeiras é um evento aguardado com expectativa. Durante cerca de duas semanas, no início de Abril no sul, e um pouco mais tarde no norte, as árvores cobrem-se de flores e despertam de novo a profunda admiração pela Natureza do povo japonês.
Inspirado na tradição japonesa do Hanami, o nome dado à contemplação destas árvores, e criado em homenagem às mulheres de Kyoto, o chá Fleur de Geisha é uma mistura requintada de chá verde japonês, subtilmente aromatizado com flor de cerejeira. Celebra a beleza, a harmonia e a delicadeza desta natureza efémera.




Na aldeia de Jinhong, localizada no coração do Triângulo Dourado, entre a China e Laos, uma tradição ancestral é mantida viva. Quando a lua nova anuncia o início do Ano Novo, os jovens adultos da aldeia oferecem aos seus idosos o famoso chá das montanhas Pu Er, famoso pelas suas qualidades no prolongamento da longevidade.
Nos dias anteriores ao festival, os jovens vão para a floresta para encontrar uma árvore de canela e esculpir um recipiente de um dos seus ramos, no qual depositam o precioso chá. Após alguns dias, as folhas misturam-se com o aroma da canela.

Estes são alguns dos meus chás novos, comprados no Palais des Thés, e que desde já vos convido a vir cá provar.

2 comentários:

jsp disse...

I can´t wait!

CF disse...

Be my guest!