terça-feira, 24 de fevereiro de 2004

Gostava só de acrescentar que houve dois tempos no livro, que depois de (finalmente) terminar e após a nossa discussão me fizeram reflectir sobre tudo o que foi dito.
Em primeiro lugar e acerca do 11 de Setembro, eu confesso que achei (e mesmo ao ler) que era um exagero da nossa parte tentar encontrar uma relação entre o 11 de setembro e a escrita. Houve quem sugerisse a cena dos nus. Pois essa cena sem dúvida, é uma imagem que encontraríamos no portfólio do fotografo Spencer Tunick, mas ao ler com atenção e cito um excerto da página 175 (versão original) “Whatever has happened to us, I thought, probably happened without warning...” , vejo que pode ser uma referência ao 11 de Setembro com um olhar mais cinematográfico, já que na altura foi muito referido o encontrar de corpos e partes de corpos no “ground zero” pelos media.
O segundo ponto é a relação que se supõe entre a mãe do Eric e o chefe de segurança Torval. Na altura da reunião não pude comentar pois não tinha alcançado essa parte do livro, entretanto prestei especial atenção quando Eric faz referência à mãe e encontro essa relação no excerto da página 185 “At first I didn’t care about their relationship. But now I’m thinking they did amazing things because why else would he want to whisper her name to his handgun.” e mais à frente na mesma página “I can see his dumb bulk on top of her”.
Gostaria só de adiantar que a discussão foi, muito positiva, visto que me incentivou acabar o livro e reflectir sobre ele numa perspectiva diferente.

Sem comentários: