segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Sugestões de Leitura

As sugestões de leitura foram, mais uma vez, variadas e apetecíveis:

- Edith Wharton, The Descent of Man and Other Tales (não encontrei a referência à edição portuguesa)


- Erri de Luca, O Dia Antes da Felicidade
“O Dia Antes da Felicidade”, novo romance do escritor italiano Erri de Luca, editado em Portugal pela Bertrand, chega às livrarias a 4 de Setembro.“O Dia Antes da Felicidade” conta a história de uma criança nascida em Nápoles durante a Segunda Guerra Mundial. A criança, órfã, é adoptada e este romance segue o seu crescimento e a sua visão da guerra e do sofrimento humano. Ao mesmo tempo segue a visão do amor e da possibilidade de alcançar a paz e a felicidade.

Peter Carey, Roubo: uma história de amor
«Não sei se a minha história tem dimensão suficiente para ser uma tragédia, embora tenha acontecido uma data de merdas. Não há dúvida de que é uma história de amor, mas isso só começou quando essas merdas já iam a meio, e aí já eu tinha ficado não só sem o meu filho de oito anos, como também sem a minha casa e o meu atelier em Sydney, onde noutros tempos tinha sido tão famoso quanto um pintor pode esperar ser na sua própria terra.» Assim começa o novo romance de Peter Carey, uma obra de grande intensidade, impudicamente divertida. Narrada pelas vozes gémeas do artista Butcher Jones e de Hugh, o seu «irmão perturbado de 100 quilos», conta as aventuras e infortúnios de ambos depois de a queda dos preços dos quadros de Butcher e de o seu problema crescente com o álcool os obrigarem a retirar-se para o Norte da Nova Gales do Sul. Aí, o artista outrora famoso vê-se reduzido a ser o caseiro do seu principal coleccionador e a tomar conta do seu irmão errático. Mas numa noite de tempestade surge a misteriosa Marlene, calçando um par de Manolo Blahniks. Ao afirmar que o amigo e vizinho dos dois irmãos tem um Jacques Leibovitz autêntico, não tarda a desencadear uma série de acontecimentos que podem levá-los ao triunfo ou à ruína.

Alexandre Reyes, A Rainha do Cine Roma
No dia em que conheceram, Maria Aparecida e Betinho, duas crianças de rua em Salvador da Bahia, tornam-se inseparáveis. Vítimas de abusos por parte dos pais, fazem do Cine Roma a sua casa, e da amizade que os une, um antídoto para combater a dura realidade de quem vive a fugir de sombras ameaçadoras. No ambiente de violência das ruas, os dois amigos vão crescendo e, um dia, os seus caminhos separam-se. Um dia, Betinho, agora Roberta, regressa a Salvador para reencontrar Maria Aparecida, desencontrada de si, perdida nos excessos. Um romance sobre a vida real no submundo urbano baiano. Uma história sobre duas crianças que um dia sonharam ser amadas.

Juan José Millás, O Mundo: O mundo é a rua da tua infância
Ao princípio era o frio. Quem teve frio em pequeno, terá frio o resto da vida, porque o frio da infância não desaparece nunca.Juan José Millás deslocou-se de Valência para Madrid com seis anos. Uma mudança que significou abandonar a luz e o calor do Mediterrâneo, para se instalar numa zona suburbana e obscura da capital, marco fundamental da sua vida. A rua Canillas, naqueles tempos de casas baixas e escombros, é o cenário da infância e da adolescência de Millás, um cenário que transporta o leitor para o ambiente do pós-guerra, desvendando-se os segredos, as aventuras, os desejos e as esperanças do protagonista. Um amigo condenado a morrer, O primeiro amor, Um vizinho espião, O pai e a mãe, naquela rua tudo ganha uma dimensão diferente, as coisas adquirem uma qualidade mágica.
Onde acaba a memória e começa a ficção? Esta é a realidade de um mundo, transformada em universo literário, uma autobiografia ficcionada- um livro imprescindível, belo e assombroso sobre o inevitável ofício de crescer.

Richard Yates, Perto da Felicidade
Cold Spring Harbor é um subúrbio tradicional de Nova Iorque, o pano de fundo de um retrato da América dos anos quarenta, na ressaca de uma guerra e na ameaça de outra. Charles Shepard é um militar na reforma, que vive resignadamente a frustração de nunca ter combatido; Gloria Drake é uma mulher abandonada à solidão e à proximidade da loucura, fumando e falnado sem cessar; Evan Shepard é um jovem à deriva, que procura uma formação superior, mas a quem os casamentos que faz e desfaz distraidamente, travam o passo; Rachel Drake entrega-se a um marido imperfeito e ausente, tentando cumprir o papel da «esposa perfeita». Nesta América deprimida e imóvel, cada um desempenha o papel que lhe cabe desempenhar. Porém, no coração de alguns brilha o desejo e germina a semente de um futuro maior.

Junot Diaz, A breve e assombrosa vida de Oscar Wao
Oscar Wao é enorme. E dominicano.Gozado pelos colegas e isolado do mundo, sonha com raparigas e aventuras extraordinárias, sente vergonha por não estar à altura da reputação viril dos machos dominicanos, mas não consegue mais do que uma vida de desilusões.Para Oscar, o drama é um fado demasiado familiar.A sua breve e assombrosa vida está marcada a ferro e fogo por uma maldição ancestral, o fukú, que, nascido em Santo Domingo, é transmitido de geração em geração, como uma semente ruim.Alimentada pela sorte dos seus antepassados, quebrados pela tortura, pela prisão, pelo exílio e pelo amor impossível, a história de Oscar escreve-se fulgurante e catastrófica, e integra a grande História, a da ditadura de Trujillo, a da diáspora dominicana nos Estados Unidos e a das promessas incumpridas do Sonho Americano.

Jean Rhys, Vasto mar de sargaços (reincidente do mês passado)

Margaret Atwood, A Senhora Oráculo
De gorda a magra, de ruiva a morena, de Londres a Toronto, de conde polaco a marido radical, de autora de romances de cordel a poeta distinta, Joan Foster sente-se completamente confusa com a sua vida de múltiplas identidades. Decide fugir para Terremoto, uma vila italiana, com o intuito de retomar o controlo sobre a sua vida. Mas primeiro terá de organizar a sua morte… Um romance notável que esclarece uma vez mais por que razão Margaret Atwood é considerada uma das melhores escritoras do nosso tempo.

John Cheever, Bullet Park
Elliot Nailles e Paul Hammer conhecem-se, supostamente por acaso, um domingo numa igreja em Bullet Park. Nailles é uma pessoa aberta, com um casamento sem grandes segredos e um filho adolescente em crise. Pelo contrário, Hammer não é aquilo que parece, tem uma estranha relação com a mulher e uma mãe invulgar que lhe inspirou uma missão a realizar, um assassínio, no pacato Bullet Park. Eis o lírico e mórbido hino ao subúrbio americano - e a toda a sua dúbia normalidade. É uma narrativa absorvente, mesmo nos seus momentos experimentais e um dos mais conseguidos romances de Cheever.

Após um empate com a Senhora Oráculo, de Margaret Atwood, acabou por ganhar Roubo: uma história de amor, do australiano Peter Carey.

1 comentário:

jsp disse...

Muito obrigada CF.
Sem ti isto não existia!
Nunca mais deixarei nem me cansarei de comentar.