quinta-feira, 25 de setembro de 2008

As propostas de leitura deste mês

Comer, Orar, Amar
Comer na Itália, Orar na Índia, Amar na Indonésia
de Elizabeth Gilbert
Aos 34 anos, Elizabeth Gilbert, escritora premiada e destemida jornalista da GQ e da SPIN, descobre que afinal não quer ser mãe nem viver com o marido numa casa formidável nos subúrbios de Nova Iorque e parte sozinha numa viagem de 12 meses com três destinos marcados: o prazer na Itália, o rigor ascético na Índia, o verdadeiro amor na Indonésia. Irreverente, espirituosa, senhora de um coloquialismo exuberante, Elizabeth não abandona um minuto a sua auto-ironia e conta-nos tudo acerca desta fuga desesperada ao sonho americano que começou no momento em que encontrou Deus.

O Beijo do Highlander
de Karen Marie Moning
Exausta do trabalho e saturada do quotidiano, Gwen Cassidy decide marcar uma viagem à Europa. O destino escolhido são as verdes Highlands da Escócia. Mas a esperança de encontrar o homem dos seus sonhos desvanece quando percebe que a sua fantástica viagem é afinal uma excursão de idosos. Frustrada, decide deambular sozinha pelas colinas de Loch Ness, onde acaba por escorregar e cair numa caverna há muito abandonada.
Nessa caverna, jaz Drustan Mackeltar, um lorde escocês adormecido por um feitiço há quinhentos anos, que começa a desenvolver um sentimento controverso pela fascinante personalidade de Gwen. Irreverente e impulsiva, ela não é nada como as mulheres que se cruzaram na sua vida. Será ela uma mulher à altura de um lorde como Drustan?

A filha herege
De Kathleen Kent
[não encontrei informações relativas a este título. Se a proponente as quiser fornecer, terei todo o gosto em completar a informação]

O Pêndulo de Foucault
De Umberto Eco
Nos nossos dias, três redactores editoriais italianos, cansados da rotina são levados pela curiosidade e sede de cultura a retomar a curiosa história de um Segredo dos Templários. Um segredo que os Cavaleiros teriam ocultado no momento da extinção da Ordem e da condenação à morte dos seus dirigentes em 1312. A descoberta de um "plano" centenário para dominar o mundo vai levar os três homens muito longe na procura da verdade.

O Regresso
De Bernhard Schlink
A viver com a mãe na Alemanha do pós-guerra, o pequeno Peter passa as férias de Verão em casa dos avós, na Suíça. Responsáveis pela edição de uma colecção de livros, os avós dão ao neto o papel usado nas provas, em cujo verso ele pode escrever mas cujas histórias está proibido de ler. Um dia, Peter desobedece e descobre o relato de um prisioneiro de guerra alemão que, após ter enfrentado inúmeros perigos para fugir aos seus captores e regressar a casa, descobre que, durante a sua ausência, a mulher constituíra uma nova família. Mas Peter já tinha usado as páginas finais para fazer os trabalhos de casa e fica sem saber como termina a aventura. Anos depois, já adulto, decide procurar as páginas desaparecidas; uma busca que se altera por completo quando descobre que o seu pai, um soldado alemão que ele sempre acreditou ter morrido na guerra, pode ainda estar vivo. Sob o encantamento da sua própria história de amor, e à medida que começa a deslindar o mistério do desaparecimento do pai, Peter vê-se obrigado a questionar a sua própria identidade e a enfrentar o facto de a realidade ser, por vezes, um reflexo das expectativas dos outros.

Nada
De Carmen Laforet
Andrea chega a Barcelona no início dos anos 40 para frequentar a universidade e hospeda-se com os seus tios. A jovem anseia por desfrutar da grande cidade mas o ambiente na casa de família é fechado e pejado de antagonismos pessoais e ressentimentos antigos.
Escrito quando a autora tinha, ela própria vinte e poucos anos, e publicada em 1944, Nada é um relato íntimo do encontro de uma jovem mulher com o mundo. No cenário de uma sociedade traumatizada pela Guerra Civil, numa Barcelona cujas ruas retêm um ar de perigo e num ambiente familiar escuro e complexo, a esperança juvenil e a humanidade de Andrea permanecem incólumes. Nada é um romance envolvente e, em última análise, positivo.

Um diário de leituras
De Alberto Manguel
Este livro – Um Diário de Leituras, 1º volume da colecção “Obras de Alberto Manguel” – é uma notável colectânea de textos, escritos mês a mês – sobre livros e autores que lhe causaram uma viva impressão, na sua qualidade de autor muito especial: de Cervantes e o seu Dom Quixote até Machado de Assis e o seu Brás Cubas.

Após um empate entre O Regresso e Nada, uma segunda votação ditou que a nossa próxima leitura é Nada!
Boas leituras!

Sem comentários: