quarta-feira, 24 de outubro de 2007


Doris Lessing, nascida Doris May Tayler, (Kermanshah, 22 de outubro de 1919) é uma escritora britânica, galardoada com o prêmio Nobel de Literatura de 2007.
Nascida na
Pérsia (hoje o Irão), mudou-se com a família para a Rodésia do Sul (hoje o Zimbabwe) em 1925 e estabeleceu residência no Reino Unido apenas em 1949.
Saiu de casa aos 15 anos e trabalhou como auxiliar numa clínica, enquanto lia livros de política e sociologia que sua empregadora lhe apresentava. Por essa época, começou a escrever.
Em
1937, mudou-se para Salisbury, para trabalhar como telefonista. Casou-se com Frank Wisdom, seu primeiro marido, e tiveram duas crianças. O casamento acabou em 1943.
Participando do
Left Book Club, conheceu seu segundo marido, Gottfried Lessing. Casaram-se, tiveram um filho, e se divorciaram em 1949. Doris então mudou-se para Londres com o filho, e escreveu seu primeiro livro, "A canção da relva" (The Grass Is Singing), publicado em 1950. Seu livro mais famoso é "O carnê dourado" (The golden notebook), publicado em 1962.
Seus temas variam extensamente, passando pelo exame das tensões inter-raciais, política racial, violência contra as crianças, movimentos feministas e exploração do espaço exterior.

Sem comentários: