quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

adeus, 2008!

.


Podias ter sido melhor.
Mas ainda assim...
estamos todos bem;
a Palin perdeu;
o Obama venceu;
o Nelson Évora também;
A Vanessa quase;
a gasolina baixou;
os juros também;
nasceu o S.;
a B. também.
É... podia ter sido pior.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Ensaio sobre a Cegueira

.


"Chegara mesmo ao ponto de pensar que a escuridão em que os cegos viviam não era, afinal, senão a simples ausência da luz, que o que chamamos cegueira era algo que se limitava a cobrir a aparência dos seres e das coisas, deixando-os intactos por trás do seu véu negro. Agora, pelo contrário, ei-lo que se encontrava mergulhado numa brancura tão luminosa, tão total, que devorava, mais do que absorvia, não só as cores, mas as próprias coisas e seres, tornando-os, por essa maneira, duplamente invisíveis."

"Porque foi que cegámos, Não sei, talvez um dia se chegue a conhecer a razão, Queres que te diga o que penso, Diz, Penso que não cegámos, penso que estamos cegos, Cegos que vêem, Cegos que, vendo, não vêem.
A mulher do médico levantou-se e foi à janela. Olhou para baixo, para a rua coberta de lixo, para as pessoas que gritavam e cantavam. Depois levantou a cabeça para o céu e viu-o todo branco, Chegou a minha vez, pensou. O medo súbito fê-la baixar os olhos. A cidade ainda ali estava."

José Saramago, Ensaio sobre a Cegueira
.
.
O livro é um dos meus preferidos de sempre. Contém um espectro impressionantemente amplo de emoções humanas, desde a solidadriedade, altruísmo, amor, ao desespero, sensação de impotência, raiva, egoismo, e violência mais atroz. Está lá tudo.
O filme, como geralmente acontece na transposição de obras literárias ao cinema, não chega tão longe. Mas ainda assim merece ser visto. Enquanto podemos. Enquanto a cegueira não nos aprisionar por completo.

domingo, 21 de dezembro de 2008

1º dia de Inverno

.
.


Keiko Minami, Hiver, 1955

sábado, 20 de dezembro de 2008

Feliz Natal e Excelente Ano Novo!!!!!!!!!!!



Desejo-vos, minhas lindas leitoras, um ano novo cheio de energia e boa disposição! E claro: um Natal recheado de boas memórias.
vossa admiradora
RB

domingo, 14 de dezembro de 2008

curiosidade VIII

.

Édouard Boubat, O espectáculo está nas ruas, Paris, Maio de 1968

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Parabéns a Manoel de Oliveira pelos seus 100 anos de vida!

.

Nesta foto tinha "apenas" 99 anos de idade, e foi tirada (por mim) durante o jantar de comemoração da atribuição do grau Honoris Causa pela Universidade do Algarve.


sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Stand by me



Sobre a importância da cooperação, da solidariedade e de valorizar o que nos une em detrimento do que nos separa.